O objectivo do seminário é revelar a estratégia da Comissão Europeia sobre o ambiente urbano e analisar um caso prático, um projecto-piloto inovador, no âmbito da iniciativa “Habitação Sustentável na Europa”, contribuindo assim, para o aprofundamento da temática do Ambiente e do Ordenamento do Território, abordada anteriormente por Sérgio Palma Brito e Porfírio Maia, no encontro realizado no passado 14 de Fevereiro.

Maria José Festas, da Direcção-Geral Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, irá apresentar os objectivos e as principais linhas de acção da estratégia comunitária que visam o contributo para a melhor aplicação das políticas ambientais da UE e da legislação local em vigor, através do apoio e do estímulo às autoridades locais para a adopção de uma abordagem mais integrada da gestão urbana, bem como do incentivo aos Estados-Membros para o apoio a este processo e o aproveitamento das oportunidades oferecidas a nível da UE. Será focada a sustentabilidade na gestão e concepção urbana, na construção e nos transportes.
(Mais informações em europa.eu.int/comm/environment/urban/home_en.htm)

José Coimbra, da Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica, transmitirá os aspectos mais interessantes do caso prático do empreendimento "Ponte da Pedra", em Leça de Balio que constitui uma referência nacional em termos de técnicas inovadoras de construção sustentável. Este projecto-piloto é resultado de uma candidatura à iniciativa "Habitação Sustentável na Europa", a qual estabelece uma série de regras ao nível da poupança de energia e recurso a fontes alternativas e de gestão ambiental. (Mais informações em www.she.coop)

O evento é dirigido a empresários, construtores civis, profissionais liberais, dirigentes, técnicos da administração pública, estudantes e a todos os interessados. Os participantes inscritos receberão um kit com um caderno de negócios e documentação específica sobre o sector da construção.

Para Programa completo e Inscrições, clique aqui.
Acesso livre, mas sujeito a inscrição prévia.
2006-03-23