Notícias

Dieta Mediterrânica e Turismo reúne Jovens portugueses e espanhóis em Tavira

O Centro de Informação Europeia do Algarve, cuja entidade hospedeira  é a CCDR Algarve, em colaboração com o CIE Mértola e o CIE Huelva, organizam a 29 de Outubro em Tavira  “A EUROPA ÉS TU  -  Direitos e oportunidades para os jovens no setor turístico no espaço transfronteiriço”

Fazendo ponte entre o Ano Europeu dos Cidadãos e o Ano Europeu do Desenvolvimento, a celebrar em 2015,  participarão este ano 1 turma de Restauração do Instituto de Aracena (Huelva), curso profissional de cozinha e duas turmas de Turismo do Alentejo, curso profissional de turismo e Algarve Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia, 12º ano do curso profissional de turismo. O  número de participantes estimado é de 60 jovens e as línguas de trabalho o português e castelhano.

O programa inclui duas visitas guiadas: à exposição da Dieta Mediterrânica e à Estação de Experimentação de fruteiras, um almoço de “tapas do mediterrâneo” com partilha de sabores das 3 regiões e uma “sessão de Parlamento” sobre  as oportunidades para os jovens no setor turístico no espaço transfronteiriço enquadrados por alguns convidados que estimularão o debate em trono de  4 temas: ERASMUS +; Passaporte EU competências; Dieta Mediterrânica; Setor hoteleiro na região transfronteiriça. O Museu de Tavira e DRAPALG são parceiros da iniciativa nesta edição 2014.

Destinada a um público jovem,  com o objectivo de fomentar o conhecimento mútuo,  a apetência para projetos conjuntos e a aprendizagem das línguas, a atividade realiza-se anualmente, em regime rotativo pelas 3 regiões sendo a temática inspirado no tema do Ano Europeu. Todos os anos se convidam participantes de diferentes escolas ou instituições.  A atividade será apresentada como boa prática de cooperação transfronteiriça na próxima reunião da Rede Ibérica de centros Europe Direct,  em Elvas nos próximos dias 3  e 4 de Novembro.

Para 2015 estão abertas intenções de participação, a enviar para  europedirect@ccdr-alg.pt de turmas ou escolas de todo o Algarve (jovens maiores de 15 anos). O tema será o Ano Europeu do Desenvolvimento e a atividade irá realizar-se na Região do Alentejo em data a anunciar.

Cartaz de Atividade

Última modificação: 
Segunda, 27 Outubro 2014