O Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) é o momento escolhido para a inauguração de instalações artísticas em sete rotundas algarvias, num grito de alerta para o futuro dos oceanos.

Construídas no âmbito do projeto LIXARTE - transformar lixo em arte por alunos de dezassete escolas, quinze parceiros e muitos voluntários, as obras de arte foram elaboradas usando o lixo recolhido nas limpezas de praias e ribeiras algarvias, com intenção de recriar espécies das pradarias marinhas da Ria Formosa, um dos vários habitats atualmente ameaçados.

O dia de inauguração não foi escolhido ao acaso e está a ser organizada uma caravana que, para além de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, irá visitar e inaugurar oficialmente cada uma das Rotundas Marinhas. A população é convidada a juntar-se a este movimento, podendo acompanhar todo o percurso, pequenos troços ou escolhendo uma das sete rotundas.

Esta onda, que se quer de mudança, irá percorrer o Algarve no próximo sábado, dia 8 de junho, passando por Portimão (9h00 Bemposta); Lagoa (9h45 Parchal); Albufeira (10h30 Rotunda do Alto dos Caliços); Loulé (11h15 Quarteira - Rotunda do PNECO), Faro (12h00 Teatro das Figuras); Olhão (12h45 Rotunda de Quelfes); e Vila Real de Santo António (13h30 Rotunda dos Atuns), onde termina com um almoço-debate na Mata de Vila Real de Santo António.

Em alguns pontos haverá animação e atuações: em Quarteira, o curso de Artes Performativas fará um número de Clowns e na Bemposta são esperados os ativistas da Associação SOMAR.

O projeto LIXARTE - transformar lixo em arte – pretende afirmar-se como um projeto de ARTivismo e de ciência cidadã e sensibilizar, através da expressão artística, para a urgência de proteger os Oceanos. A edição deste ano Lixarte_Rotundas conta com a coordenação artística da olhanense Joana Bandeira Rocha.

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho e pretende alertar para a importância do mar para a vida humana e para o nosso futuro. Eles fornecem oxigênio, alimentos e meios de subsistência, além de abrigar uma biodiversidade incrível, no entanto, a sua saúde está ameaçada.

O Lixarte_Rotundas tem como parceiros alunos de escolas de sete concelhos algarvios: Secundária Albufeira e EB 2,3 da Guia (Albufeira); Secundária Tomás Cabreira, EB 2,3 Joaquim Magalhães, EB 2,3 Afonso III, Secundária Pinheiro e Rosa e EB 2,3 Neves Júnior Faro); Secundária Laura Ayres e EB 2,3 D. Dinis (Quarteira); Secundária Francisco Fernandes Lopes, EB 2,3 Alberto Iria, EB1 Alberto Iria e EB 2,3 João da Rosa (Olhão); EB 2,3 Rio Arade, Parchal (Lagoa); EBS Bemposta (Portimão); EB2,3 D. José I e EB 2,3 Monte Gordo (Vila Real de Santo António).

Conta ainda com o apoio de Europe Direct Algarve, Sciaena, Projeto GEA, Projeto SOS Planeta, APA-ARH Algarve – Voluntariado Ambiental para a Água, CCVAlgarve, Greve Climática Algarve, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa – F Belas Artes (mentoria), Projeto Confi-Arte – UNLisboa, ASMAL, CM São Brás de Alportel - Quinta do Peral, Docapesca,CCDR Algarve, Inframoura e Voluntários: estudantes sa Universidade do Algarve, fotógrafos, curadores e jovens ativistas.

Para mais informações contactar o Europe Direct Algarve, uma estrutura de informação europeia alojada na Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., no âmbito de protocolo celebrado com as representações da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu em Portugal.

Conta de instagram @lixarte_alg

2024-06-06