Notícias

Construção sustentável debatida em Faro

Dividido em quatro sessões com um total de 13 apresentações, a primeira sessão do seminário «A Sustentabilidade da Construção» tem início às 10h00. Com moderação da Eng.ª Catarina Cruz, da CCDR Algarve, o Prof. Victor Ferreira falará sobre a Plataforma para a Construção Sustentável – rede para o cluster Habitat, seguindo-se a intervenção do Prof. Manuel Pinheiro, do Instituto Superior Técnico, sobre avaliação da sustentabilidade da construção e o sistema Lidera.

Na segunda sessão da manhã, com moderação a cargo do Prof. Victor Ferreira, da Plataforma Construção Sustentável da Universidade de Aveiro, os assuntos em cima da mesa serão a certificação energética de edifícios em Portugal, um tema apresentado pelo Eng.º Paulo Santos, da ADENE, e a certificação hídrica em território nacional, numa comunicação do Prof. Armando Silva Afonso, da ANQIP. A ecoinovação será outro dos temas em foco, nomeadamente as oportunidades nesta matéria no espaço europeu, um tópico abordado pela Eng.ª Clara Lopes, da APA.

A Prof.ª Fátima Farinha, do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, será a moderadora da primeira sessão da tarde, com início às 14h15, no contexto da qual o Eng.º Valdemar Cabrita, da Câmara Municipal de Albufeira, apresentará casos concretos de construções sustentáveis de taipa e adobe em duas escolas, o Arq. Vítor Ribeiro, da GTAA Sotavento, falará do contributo da sua organização para fomentar a construção sustentável, e o Dr. António Martins, da Câmara Municipal de Moura, falará sobre a rede ECOS. O último interveniente desta sessão será o Arq. José Alegria, da Darquiterra, que enquadrará a insustentabilidade das modas no caso da(s) arquitectura(s) de terra.

A última sessão do seminário «A Sustentabilidade da Construção» terá como moderador o Dr. Mendonça Pinto, da CCDR Algarve, e, como palestrantes, o Dr. José Seabra (Geberit), que enunciará os contributos da instituição para a sustentabilidade, o Dr. Jorge Antunes (Biohabitat), que falará sobre materiais ecológicos para a construção, a Eng.ª Patrícia Carias (Ceifa-Ambiente), sobre gestão de resíduos de construção e demolição e a Dr.ª Isabel Santos (Ecochoice) sobre o papel do ambiente urbano na sustentabilidade da construção.

Consultar programa aqui.

A entrada é livre mas tendo em atenção a limitação do auditório solicita-se a inscrição para centrohabitat@centrohabitat.net

Contactos para informações:
Prof.ª Fátima Farinha – mfarinha@ualg.pt
Arq.ª Marlene Maia – centrohabitat@centrohabitat.net

Última modificação: 
Terça, 5 Agosto 2014