Notícias

Conselho Consultivo da Comissão de Coordenação da Região do Algarve reuniu pela primeira vez

Decorreu no passado dia 3 de Maio em Faro a primeira reunião do Conselho Consultivo da Comissão de Coordenação da Região do Algarve.

Este órgão consultivo da CCR é exclusivamente composto por autarcas. O seu estatuto atribui-lhe competências relacionadas com a análise das actividades da CCR, com a emissão obrigatória de parecer sobre o Plano de Actividades e o Relatório de Actividades. O Conselho Consultivo deverá igualmente pronunciar-se sobre os projectos mais significativos que a CCR decida lançar e executar.

Compõem este Conselho Consultivo os Presidentes das Câmaras Municipais de Castro Marim, Faro, Monchique, Olhão, Silves e Vila Real de santo António, os quais foram oportunamente designados pelos seus pares.

Na primeira reunião foram eleitos o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho, escolhas que caíram, respectivamente, no Dr. José Vitorino (Faro) e no Dr. Carlos Tuta (Monchique).

Na Ordem do Dia deste primeiro Conselho Consultivo estava a análise do Relatório de Actividades da CCR de 2001, do seu Plano de Actividades para 2002. Constaram ainda dos trabalhos uma apreciação sobre o Programa FORAL (formação para as autarquias), sobre a iniciativa Algarve Digital (modernização administrativa e melhor diálogo com os utentes da administração) e, ainda, sobre os investimentos estruturantes para o Algarve. Este último aspecto irá ser enquadrado num Programa específico, designado PROVATER, que se destina a intervir em áreas sensíveis da região, designadamente em Centros Históricos, áreas urbanoturísticas degradadas e em áreas urbanas consolidadas mas com problemas sociais relevantes.