As Aldeias envolvidas são: Alferce, Budens, Cacela-Velha, Cachopo, Carrapateira, Estoi, Odeleite, Paderne, Querença, São Marcos da Serra e Vaqueiros.

O desafio que é proposto a estas onze Aldeias é o de recuperarem o simbolismo do presépio público enquanto espaço de convivência das populações, estimulando a sua criatividade e recuperando a memória das tradições populares.

Com esta iniciativa pretende-se recuperar as tradições do Natal nas Aldeias do Algarve, mostrando a um público alargado a enorme diversidade de usos e costumes do Algarve Rural.

Este projecto que é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve teve uma grande adesão das populações das Aldeias envolvidas na concepção e construção dos Presépios e tem sido dinamizado pelas Autarquias e Associações locais.

Tradições que se julgavam perdidas ressurgem agora pela mão das populações, pretendendo-se assim também descentralizar e diversificar a oferta turística da Região.

Estarão igualmente disponíveis nos Postos de Turismo, Unidades Hoteleiras e nas Autarquias Locais, folhetos informativos que ajudarão o visitante no périplo por estas onze emblemáticas aldeias algarvias.
2003-12-15