Notícias

"Cidades Analíticas" promovidas em seminário na CCDR Algarve

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve irá realizar o seminário “Cidades Analíticas” sob o tema “Acelerar o Desenvolvimento das Smart Cities em Portugal”. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e a Direção-Geral do Território (DGT), e terá lugar no dia 12 de março de 2015, quinta-feira, pelas 9h30, no auditório da CCDR, em Faro.

O encontro, que contará com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, tem por objetivo a promoção do debate em torno do tema das cidades analíticas através da partilha de experiências e ideias e do reconhecimento de projetos inovadores, e incentivar os organismos públicos, as empresas, a comunidade científica e a sociedade civil em geral para promoverem o desenvolvimento das smart cities em Portugal.

Para além das comunicações da subdiretora-geral da DGT e do representante do International Data Corporation, Gabriel Coimbra, o programa do seminário integra também a apresentação de um conjunto de quatro projetos e casos de estudo desenvolvidos na região algarvia, prevendo ainda uma comunicação do secretário técnico do PO Algarve 21, António Ramos, relativa ao enquadramento de projetos no novo programa operacional regional e um espaço para debate.

Os seminários ‘Cidades Analíticas’ ocorrem durante o mês de março de 2015 em todas as regiões-plano do país. No dia 22 de abril terá lugar em Lisboa a conferência final, a qual será subordinada ao tema Urban Analytics - Accelerating the development of smart cities in Portugal e é co-financiada pelo EEA Grants Norway.

“Cidades Analíticas” é uma iniciativa associada ao conceito de smart cities e ao desenvolvimento de soluções com vista a uma melhor e mais eficaz gestão da informação, exploração e disponibilização de ferramentas de análise urbana. As smart cities exploram as tecnologias de informação e comunicação (TIC) em nome da eficiência e sustentabilidade do sistema urbano e do desenvolvimento territorial.

A analítica urbana é um campo específico no contexto da inteligência urbana que tira partido de soluções e ferramentas de advanced analytics (ferramentas computacionais de processamento da informação, pesquisa e cruzamento de dados, orientados para a definição e avaliação de cenários prospetivos), em benefício das cidades e da gestão urbana, para monitorização do funcionamento e operacionalização dos sistemas urbanos e melhoria de técnicas de apoio à tomada de decisão.

O programa da sessão e inscrições disponíveis aqui.

Mais informação em http://www.dgterritorio.pt/urbananalytics2015

Última modificação: 
Terça, 10 Março 2015