Tendo em conta o presente contexto de contração económica generalizada, é de referir o desempenho satisfatório da actividade turística na região, face a período homólogo. De facto, neste trimestre o número de hóspedes manteve-se praticamente inalterado e as dormidas apresentaram um ligeiro crescimento (1,4%), enquanto no país se observou uma quebra de 0,9%. A estada média nos estabelecimentos hoteleiros no mês de Novembro e Dezembro também registou evolução positiva em relação a período homólogo. O preço médio por dormida subiu 3,8% (0,3% no caso de Portugal) e os proveitos totais da hotelaria 2,2%, contrariando a evolução negativa a nível nacional (-1,5%). O elemento dissonante foi o movimento de passageiros no aeroporto de Faro, que decresceu ligeiramente em relação ao último trimestre de 2010.
Em destaque neste último número, está ainda a disponibilização dos Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT) na Internet.
A publicação conjuga a análise sistemática da evolução conjuntural de uma bateria de variáveis de referência, com o tratamento pontual de temas. Mercado de trabalho, emprego e desemprego, apoios sociais, endividamento das empresas, turismo, construção e habitação, transportes, políticas públicas e a “monitorização do QREN", são as principais matérias abordadas.
Trata-se de um elemento de comunicação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Observação das Dinâmicas Regionais do Algarve de periodicidade trimestral, co-financiado pelo PO Algarve 21.