A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve estiveram presentes na VIII Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, para apresentar a app “Ludus Med”, um jogo educativo para jovens criado no âmbito do Projeto MEDITA – «Dieta Mediterrânica Promove Saúde».
Fruto de uma parceria destas entidades com a Universidade do Algarve, a Direção de Serviços da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Junta de Andaluzia, durante este projeto cada parceiro planeou atividades que visam a promoção da saúde de jovens que frequentam as escolas secundárias das regiões do Algarve e da Andaluzia, de forma a melhorar os hábitos alimentares e promover o combate à obesidade, de acordo com o Plano Nacional de Saúde.
Neste contexto, surgiu o Ludus Med com o objetivo de «promover a saúde através do aumento da literacia em Dieta Mediterrânica, sendo concebidos conteúdos, através de 500 questões distribuídas por 12 domínios, em formato digital de modo a privilegiar a comunicação com a população mais jovem, o qual está disponível Google Play Store e é acessível e gratuito para todos os telemóveis Android.
Com este jogo pretende-se transmitir conhecimentos e proporcionar experiências lúdicas que estimulem as competências necessárias à descoberta, valorização e proteção deste valioso património cultural, a Dieta Mediterrânica, enquanto estilo de vida saudável e ambientalmente sustentável.
A ARS Algarve tem sido responsável pelo desenvolvimento de diversas intervenções nesta área, cujo objetivo visa melhorar o estado nutricional da população, através do aumento do nível de adesão à Dieta Mediterrânica, nomeadamente na produção de materiais de apoio à literacia nutricional e alimentar, como determinante na promoção da sua saúde.
O Projeto MEDITA – «Dieta Mediterrânica Promove Saúde» foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg España-Portugal (POCTEP).