Notícias

CCDR divulga estudos sobre Inclusão social e emprego, Baixa Densidade e Mobilidade e acessibilidades

Aprofundar o conhecimento sobre diferentes realidades regionais e apontar caminhos para ultrapassar alguns dos atuais desafios foram os objetivos que orientaram a elaboração destes trabalhos de investigação.

Os estudos foram encomendados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve ao IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos e à Terraforma – Sociedade de Estudos e Projetos durante a preparação do novo quadro de apoios comunitários e são agora disponibilizados ao público em formato digital.

Os documentos sobre a “Inclusão Social e o Emprego” e sobre os “Territórios de Baixa Densidade” apresentam um diagnóstico inicial, que inclui um balanço das estratégias, das intervenções e dos resultados dos instrumentos de política pública, e uma abordagem prospetiva ao modelo territorial de intervenção, considerando diferentes cenários a partir dos quais são identificados desafios, pressupostos e prioridades. São ainda propostos modelos de governação e instrumentos de avaliação e monitorização para o acompanhamento de estratégias de intervenção nestas áreas.

A avaliação da mobilidade regional, do seu contexto estratégico e dos investimentos efetuados nos anteriores períodos de programação, a par da análise das orientações europeias para o período 2014-2020, são aspetos presentes no estudo sobre a “Mobilidade e Acessibilidades”. O estudo identifica um conjunto de constrangimentos e de investimentos prioritários e propõe um modelo de mobilidade para o Algarve, assente em cinco grandes linhas de ação, e respetivo quadro de governação.

Os referidos estudos foram cofinanciados pelo PO Algarve 21 (2007-2013).

As publicações podem ser consultadas na Biblioteca Digital da CCDR Algarve.