O Concurso tem como objectivo a apresentação de dossiers de candidatura referidos a planos, programas, projectos, obras realizadas, concursos de ideias, actuações de sensibilização, de formação e de comunicação, que constituam uma experiência significativa do ponto de vista paisagístico. A finalidade será a realização de um Catálogo de Boas Práticas, o qual facultará uma base de conhecimento de boas práticas em planeamento e gestão paisagística em áreas urbanas, que representem as experiências mais relevantes e positivas das regiões sócias do projecto.

A 3ª Edição do Prémio Mediterrâneo da Paisagem é uma iniciativa do “PAYS.MED.URBAN – Elevada qualidade da Paisagem como elemento chave de sustentabilidade e competitividade das áreas urbanas mediterrâneas” co-financiado pelos fundos FEDER dentro da iniciativa comunitária PROGRAMA MED. Deste Projecto são sócias integrantes as regiões de Andaluzia, Algarve, Magnésia, Basilicata, Catalunha, Emília-Romagna, Lazio, Lombardia, Maiorca, Múrcia, Toscana, Umbria, Valência e Veneto.

A Rede Europeia de Entidades Locais e Regionais para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem (RECEP-ENELC) participa, igualmente, no PAYS.MED.URBAN como parceiro associado, sublinhando a vontade do projecto contribuir activamente para a colocação em prática efectiva dos objectivos da Convenção.

PAYS.MED.URBAN entende que a elevada qualidade da paisagem não só é um factor de identidade e um património com valores naturais, ecológicos e histórico-culturais, como também é um recurso fundamental para o desenvolvimento económico, para a competitividade das áreas urbanas com capacidade para atrair turistas e, cada vez mais, para a localização de empresas dos novos sectores económicos e do trabalho de profissionais qualificados e criativos. Definitivamente, PAYS.MED.URBAN. considera a paisagem como um capital territorial impossível de mudar de localização e relevante para o desenvolvimento sustentado e para a qualidade de vida nas áreas urbanas.

O Concurso estará aberto para recepção das candidaturas dos concorrentes, na sede da CCDR-Algarve, Praça da Liberdade n.º 2, em Faro, até ao dia 30 de Junho de 2010.

A proclamação dos vencedores da 3.ª edição do Prémio da Paisagem Mediterrânica terá lugar em Sevilha em 2011, por ocasião do seminário final de PAYS.MED.URBAN Project.

O anúncio do Catálogo de Boas Práticas sobre a paisagem em zonas urbanas e para a 3.ª edição do Prémio Mediterrâneo da Paisagem está disponível no site institucional dos parceiros locais e regionais do Projecto PAYS.MED.URBAN. 

Para mais informações :
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Direcção de Serviços de Ordenamento do Território (DSOT)
Arqt.º Paisagista Henrique Cabeleira
Tel.: 289 895 200 

BASES DA CONVOCATÓRIA do 3ª EDIÇÃO DO PRÉMIO MEDITERRÂNEO DA PAISAGEM

POSTER DE DIVULGAÇÃO DO PRÉMIO

2010-04-23