A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., representada pela Vice-Presidente Elsa Cordeiro, participou na receção aos 202 médicos internos que escolheram a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) para efetuarem o seu internato médico na Formação Geral e de Especialidade, internato de Medicina Geral e Familiar e oito Residentes Farmacêuticos, que decorreu em Castro Marim.

A Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG) foi criada ao abrigo do Decreto-Lei n.º 102/2023, com efeitos a 1 de janeiro de 2024, integrando os três hospitais públicos (Faro, Portimão e Lagos), os três Agrupamentos dos Centos de Saúde do Algarve (ACES) e respetivas unidades funcionais no âmbito dos cuidados de saúde primários, os quatro Serviços de Urgência Básica e o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul.

No âmbito da Formação Especializada, segundo a ULSALG, os novos médicos internos foram colocados nas seguintes especialidades: Medicina Geral e Familiar (26), Saúde Pública (1), Anestesiologia (2), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Gastrenterologia (2), Ginecologia/Obstetrícia (3), Medicina Física e Reabilitação (5), Medicina Intensiva (2), Medicina Interna (7), Nefrologia (1), Neurocirurgia (1), Neurologia (1), Neurorradiologia (1), Oncologia (2), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (1), Pediatria (2), Pneumologia (2), Psiquiatria (3), Radiologia (2), Reumatologia (1) e Urologia (1).

No que respeita à Formação Geral, por forma a aprofundar os seus conhecimentos em diversos contextos clínicos, os internos vão desenvolver a sua formação, de forma tutelada, em diferentes especialidades e serviços (132).

Já a área da Farmácia Hospitalar recebeu oito novos residentes farmacêuticos que vão cumprir o seu programa de formação nas unidades algarvias.

2025-01-09