A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve tem agora um Código de Ética e Conduta na sequência de um processo interno participado, em torno dos princípios estruturais que regem a ação administrativa de uma Administração Pública moderna, eficiente e transparente na atuação dos seus agentes.
Este importante instrumento de boa governança fortalece a cultura de integridade e de imparcialidade da CCDR Algarve e visa promover uma maior confiança dos cidadãos no trabalho realizado por todos aqueles que integram esta entidade pública.
Uma Administração Pública constituída por servidores dotados de padrões deontológicos é condição essencial para um serviço público eficaz, eficiente e de qualidade, alinhado com os valores, princípios e normas éticas basilares para a boa prossecução do interesse público.
Tendo por objetivo a implementação do programa de cumprimento normativo desta CCDR, no plano estratégico interno promover-se- à igualmente a realização de ações de formação que capacitem os dirigentes e trabalhadores em funções públicas no sentido de robustecer a interiorização dos instrumentos de compliance vigentes no serviço.
Este Código de Ética e Conduta, que descreve de forma objetiva, sucinta e clara os comportamentos esperados de todos os trabalhadores da CCDR Algarve, num quadro de prevenção de conflitos de interesses e incompatibilidades e conferindo a todos uma maior responsabilidade na sua conduta e desempenho, tem uma função fortalecedora e de transparência do compromisso de quem é chamado a exercer funções públicas nesta instituição sendo publicitado, quer no sítio de Internet da CCDR Algarve, quer no Diário da República.
Também desta forma, as funcionárias e funcionários ao serviço da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve contribuem para o reforço de uma cultura organizacional absolutamente comprometida com a ética pública e com uma administração pública democrática.
Consulte Código de Ética e Conduta aqui