Notícias

Bruxelas aprova o Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC ALGARVE 2020)

O presidente e gestor do PO ALGARVE21, David Santos revelou que a Comissão Europeia aprovou hoje, dia 18 de dezembro, o Programa Operacional do Algarve, para o período 2014-2020 (CRESC ALGARVE2020).

O “CRESC ALGARVE2020” dispõe de uma dotação de 318,6 milhões de euros, dos quais 224,3.milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 94,3.milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 84.% face ao atual período de programação (2007-2013).

Além destes valores estão alocados ao Algarve, 8,6 milhões de euros do PO IEJ (Iniciativa Emprego Jovem).

A Região do Algarve terá, assim, como prioridades, até 2020, sustentar e reforçar a criação de valor e a transferência de conhecimento, para as empresas e promover um tecido económico responsável, industrializado e exportador, captar e reter talento qualificado e inovador, dar vida e sustentabilidade a infraestruturas existentes e consolidar a capacitação institucional e valorizar os recursos territoriais.

David Santos referindo-se ao novo Programa Operacional para o Algarve agora aprovado, afirmou: «primeiro foi aprovado o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, em 30 de julho. Depois disso a proposta do nosso PO Regional foi submetida a Bruxelas, tendo-se procedido aos acertos necessários e por fim hoje  a Comissão Europeia formalizou a sua aprovação. Este reforço de verbas, é claramente o reconhecimento do trabalho realizado, por todos os atores no território. Recorde-se que pela primeira vez, Municípios, Universidade e as sete principais Associações Empresariais, estabeleceram um protocolo com a CCDR Algarve, no sentido de preparar de forma coordenada os trabalhos deste do Quadro de Referência», afirmou David Santos.

Este reforço de verba, associado à gestão multifundo, aumenta a responsabilidade da  região, em encontrar os modelos de gestão e de parcerias, para a definição das prioridades mais adequadas à realidade e para a superação dos constrangimentos.

Este novo período de programação, em linha com os objetivos da Estratégia Europeia vai reforçar significativamente a aposta nas empresas e na transferência do conhecimento para o mercado, como forma de criar valor acrescentado com base nos recursos endógenos.

Conforme noticiado o Programa Operacional do Algarve terá como principal porta de entrada o domínio www.algarve.portugal2020.pt.

Última modificação: 
Segunda, 29 Dezembro 2014