Notícias

Balanço do Interreg no final de 2004

Iniciativa Comunitária INTERREG IIIA Espanha-Portugal
Sub-Programa 5 Algarve-Alentejo-Andaluzia (2000-2006)

2ª convocatória

O INTERREG IIIA Portugal – Espanha é um Programa de iniciativa comunitária de apoio à cooperação transfronteiriça através da concessão de ajudas FEDER à realização de projectos destinados a favorecer o desenvolvimento sustentável do território transfronteiriço reforçando assim a coesão económica e social.

Na sequência da 2ª convocatória do Programa, foram aprovados a 15 de Julho de 2004, 57 projectos envolvendo as regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia. Para o Algarve a taxa de aprovação rondou os 70% participando a Região em 44 destes projectos 21 dos quais como Chefe de Fila.

A comparticipação FEDER aprovada para estes projectos ronda os 40 Milhões de Euros, destinando-se 12 Milhões a investimentos a realizar na nossa Região até ao final de 2005.

A maior parte dos projectos aprovados nesta convocatória, constituem 2ª fases de projectos considerados fundamentais no contexto transfronteiriço, em diversos domínios como: a navegabilidade do Guadiana (NAVEGUA), a construção do Centro Empresarial Transfronteiriço (CECOERA), o reforço da da Unidade de radioterapia do Algarve (URA) ou o melhoramento da interconexão viária destas regiões (HUBAAL). Continuam igualmente os projectos na área da investigação das pescas, dos citrinos e da qualidade da água. Têm igualmente continuidade alguns projectos na área da prevenção da exclusão social (Sida-TECTO e GUADIANA).

Entre os projectos novos, são apoiados alguns grandes projectos como o saneamento básico nos concelhos de fronteira (SANBAS) ou a ciclo via ibérica (IBEROVIAS). Também contemplados nesta convocatória estão as iniciativas de intercâmbio cultural/musical (CULTIVART, AAA MÚSICA A SUL) e desportivo DESCOBRIMENTOS) e projectos de investigação com forte componente pedagógica sobre o Rio Guadiana (MEGASIG).

A última convocatória do Programa é esperada no decorrer de 2005.