O projecto contou com uma parceria alargada que envolveu, nomeadamente, Autarquias e Associações de Artesãos, sendo de destacar os parceiros de investigação: Centro de Estudos de Património da Universidade do Algarve, Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, o Museu do Trajo de S. Brás de Alportel e o Museu Municipal de Tavira.
O objectivo principal do TASA é “Afirmar o artesanato como uma profissão de futuro”, valorizando, re-identificando e re-intrepretando os produtos artesanais no sentido de valorizar o seu estatuto cultural e responder a necessidades contemporâneas que reabilitem igualmente o seu estatuto comercial. Foi com os olhos postos nesse futuro da actividade artesanal que foram envolvidos 35 jovens no TASA em áreas tão diversas como o desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação, a promoção e divulgação de produtores e produtos artesanais e também enquanto participantes em workshops onde puderam experimentar materiais, aprender técnicas e executar artefactos.
No evento final do TASA, a realizar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, no próximo dia 27 de Junho de 2011, das 10 às 14h, vai dar-se uma retrospectiva das actividades desenvolvidas, ilustrada por vídeos realizados no âmbito do projecto, debater-se perspectivas para o futuro do Artesanato do Algarve e fazer-se a inauguração da exposição dos 20 produtos finais do projecto que se manterá aberta até dia 30 de Junho inclusive.
Consulte o Programa do Evento Final TASA
Destaques:
- Evento Final do TASA “Técnicas Ancestrais, Soluções Actuais” apresenta os 20 Produtos Finais do Projecto
- 11 Artesãos de várias zonas do Algarve detentores de saberes ancestrais no trabalho com materiais diversos – barro, cana, cortiça, linho, madeira, palma e verga – trabalharam em conjunto com dois designers na concepção e execução dos 20 novos produtos que vão ser apresentados;
- 35 Jovens foram envolvidos e sensibilizados para o desenvolvimento de actividades artesanais;
- 5 Empresas tiveram consultadoria nas áreas de comunicação, packaging e / ou promoção.