Decorreu ontem, 21 de Julho, em Faro, um encontro de trabalho no âmbito do Programa INTERREG III entre Pedro Milanês, responsável pelas Relações Externas da Junta de Andaluzia e Campos Correia, presidente da CCDR Algarve, com o duplo objectivo: discutir o Plano de Acção da Comunidade de Trabalho Algarve - Andaluzia, que as duas regiões se propõem desenvolver até 2006, e definir as prioridades em matérias de cooperação, até ao final do corrente ano.

A Comunidade de Trabalho envolve um conjunto de entidades da Administração Regional da Junta da Andaluzia e da Administração Central desconcentrada no Algarve que têm competência em diferentes domínios, nomeadamente no sector dos Transportes, das Comunicações, do Ordenamento do Território, do Ambiente, dos Recursos Hídricos, do Turismo, da Cultura e Património, do Comércio, da Agricultura, das Pescas, da Educação e Investigação, da Juventude, do Desporto entre outros.

Entretanto recorde-se, que no passado dia 15 de Julho, reuniu em Évora, o Sub Comité de Gestão Regional do Sub-Programa 5 Alentejo/Algarve/Andaluzia (INTERREG III A), que aprovou na Segunda Convocatória deste Programa, projectos no montante de 11,6 milhões de euros, para o Algarve.

Neste conjunto são dignos de especial destaque:
- Saneamento básico: a remodelação da rede de distribuição de águas e drenagem e tratamento de esgotos das áreas fronteiras de Vila Real Sto. António, Alcoutim e Castro Marim;
- Ciclovia: 113 Km de ciclovia no Algarve, que irá articular com as vias já existentes ou em recuperação no lado espanhol, permitindo a construção de uma ciclovia ibérica, que completa o traçado das Vias Verdes Europeias.
- Acessibilidades: segunda fase do projecto designado por HUBAAL, que abrange o reforço de estradas e caminhos municipais no Baixo Alentejo, Baixo Guadiana e Huelva.
- Construção do Centro de Cooperação Empresarial Regional Algarve-Alentejo-Andaluzia em Loulé, da responsabilidade do NERA.

A execução de todos os projectos aprovados nesta Segunda Convocatória termina em 2005.
2004-07-22