Notícias

Apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica e do Plano Nacional Energia e Clima

O Ministério do Ambiente e da Transição Energética encontra-se a promover uma série de Sessões Públicas de Apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e do Plano Nacional Energia e Clima (2030). A próxima sessão decorrerá no dia 27 de fevereiro, no Auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro.

A sessão de abertura, marcada para as 15h00, contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do reitor da UAlg, Paulo Águas, e do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC2050 - que traça cenários e trajetórias de descarbonização profunda e transição energética em Portugal entre 2020 e 2050, será apresentado, às 15h30, por Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

Às 15h50, João Correia Bernardo, diretor-geral de Energia e Geologia, apresentará o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC), que define as linhas de atuação em matéria de energia e clima para a próxima década, rumo à neutralidade carbónica em 2050. O PNEC estabelece, entre outros, objetivos nacionais de energias renováveis, eficiência energética e redução de emissões de GEE para o horizonte 2030.

Com moderação de Hélder Gonçalves, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), às 16h10 decorrerá uma mesa-redonda, que contará com os seguintes intervenientes: António Covas (Faculdade de Economia, UAlg); Marc Rechter (Enercoutim); Maria José Nunes (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve); Hugo Barros (CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg). No final haverá espaço para perguntas e respostas.

A sessão de encerramento, marcada para as 17h15, será presidida pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba.