O projecto parte do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (I.P.T.M.) e ambiciona a ampliação do porto de pesca de Olhão, o mais importante do Algarve, com a construção de uma bacia de abrigo, a Leste da entrada do porto, para barcos de pesca artesanal, com um investimento superior a dois milhões de euros.

Prevê-se que a nova bacia de abrigo terá capacidade para 314 embarcações de pequenas dimensões, será dotada de quebra-mares, rampa de varagem, contará com o apoio de infra-estruturas terrestres: 154 armazéns, 1 edifício lavadouro, balneários, zona de estendal de redes, áreas de estacionamento de embarcações em terra e de redes de água, esgotos, electricidade e telecomunicações.

Este projecto preocupa-se, também, com a recuperação dos espaços exteriores, inclui a construção de 57 lugares de estacionamento para viaturas, a colocação de mobiliário urbano, arborização e ajardinamento da zona.

O Estudo de Impacte Ambiental e Resumo Não Técnico deste projecto encontram-se disponíveis na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e na Câmara Municipal de Olhão. Para mais informações consulte www.apambiente.pt , ou visite a área das Consultas Públicas no lado direito do site da CCDR Algarve.
2008-09-19