A iniciativa intitulada «Algarve – Política de Cidades», desdobra-se em três áreas: Lojas do Munícipe, Rede de Museus e Regeneração Urbana. Numa segunda fase, de 9 de Novembro a 10 de Janeiro de 2011, a mostra estará patente na sala de exposições da CCDR Algarve, na Pontinha, em Faro.

Lojas do Munícipe_ Simplex autárquico

A ligação em rede das Lojas do Munícipe é um projecto supra municipal dos municípios do Algarve Central: Faro, Loulé, Olhão, S. Brás e Tavira. O projecto pretende ajudar as pessoas que trabalham num concelho e vivem noutro, a tratar durante o dia de assuntos relativos ao seu domicílio pessoal.

Rede de Museus «Algarve - Do Reino à Região»

Envolvendo os municípios do Algarve Central, mas também os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Lagos, Silves, Portimão e V. Real de Santo António, a iniciativa “Algarve – Do Reino à Região” é um roteiro formado por 13 exposições e publicações que se articulam e completam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições públicas e privadas, universidades, centros de investigação, especialistas e populações.

Refira-se que no âmbito da promoção da rede está a decorrer uma campanha de outdoors por todo o Algarve e irá realizar-se na FIL _ Parque das Nações, de 22 a 26 de Outubro no stand do Algarve no Portugal Tecnológico, uma acção promocional dirigida a famílias que inclui a oferta de entradas grátis para as exposições da Rede de Museus.

Regeneração urbana

Depois de apresentadas e aprovadas as candidaturas incluídas nas parcerias para a Regeneração Urbana, os municípios e restantes parceiros estão a passar agora à fase de execução dos investimentos a desenvolver nos Centros Históricos das cidades de Loulé, Olhão e Tavira. Um dos primeiros investimentos a ser concluído é a renovação do Cineteatro de Loulé, que reabrirá até ao final do corrente ano.

Através de fotografias, ilustrações e vídeos, podemos presenciar alguns exemplos de intervenções QREN que estão a ser realizadas de forma articulada pela Região.

2010-09-13