Notícias

Algarve é uma das Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável

A região do Algarve é uma das 77 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP - AHA) da Comissão Europeia. A cerimónia de entrega do galardão realiza-se amanhã dia 25 de setembro, às 19h00, na Dinamarca.

A Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP - AHA) é uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia, cujo objetivo é promover a inovação e a transformação digital no domínio do envelhecimento ativo e saudável.

A EIP pretende estabelecer parcerias que ajudem a fortalecer a investigação e a inovação na União Europeia (EU), reunindo todos os intervenientes relevantes a nível da UE, nacionais e regionais, em diferentes áreas políticas, para lidar com um desafio específico e envolver todos os níveis da cadeia de inovação. A EIP sobre Envelhecimento Ativo e Saudável foi a primeira EIP criada em 2011, tendo como principal objetivo aumentar a esperança média de vida saudável, dos cidadãos da UE em dois anos até ao ano 2020.

Assim, esta parceria tem como principais focos a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos europeus, com ênfase nos idosos; o apoio à sustentabilidade a longo prazo e à eficiência dos sistemas de saúde e assistência social; e o reforço da competitividade da indústria da EU, através de negócios e expansão em novos mercados.

A candidatura da região do Algarve ao Reference Site of the European Innovation Partnership on active and Healthy Ageing coordenada pela Prof. Doutora Sandra Pais e desenvolvida no âmbito do Projeto CENIE (projeto Interreg POCTEP cofinanciado pelo Fundo Social Europeu) foi liderada pela Universidade do Algarve e pela CCDR-Algarve.

Contou com o apoio e parceria de diversas entidades regionais, representantes de Hélix Quadrupla nomeadamente dos 16 municípios algarvios, Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Administração Regional de Saúde (ARS), Junta de Freguesia de Quarteira, Instituto de Segurança Social-Centro Distrital de Faro, Direção Regional de Cultura, Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Instituto do Emprego e Formação Profissional-Centro Distrital de Faro, Região de Turismo do Algarve, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, as Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Boliqueime, Estômbar, Faro, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António; alguns Centros Paroquiais (Santa Maria- Tavira, Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros), Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação Irene Rolo, Teatro Municipal de Faro, Plataforma Saúde em Diálogo, Associação Algarve STP, Associação em Contato Tavira –Aect, Algarve Evolution, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Associação Empresarial da Região do Algarve – NERA, Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos (AHETA), Associação Odiana, e as empresas siosLIFE - For Younger Spirits, Dengun Lda, Keypoint, 40+Lab, Zoomarine, Agnus Dei – Centro Dentário Do Algarve Lda, Fisio S. Brás, Casa de Repouso e Saúde de S. Brás, Centro de Investigação de Biomedecina (CBMR) e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, ABC-Algarve Biomedical Center.