Notícias

Algarve assinala aniversário da adesão à UE com campanha 30 anos 30 iniciativas

#30anos30iniciativas
30 anos de Portugal e Espanha na União Europeia

A CCDR Algarve, as Redes Europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network aí hospedadas, e o Jornal do Baixo Guadiana, lançam a campanha #30anos30iniciativas, no âmbito da comemoração do 30.º aniversário da Adesão de Portugal e Espanha à União Europeia. Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Odiana, da Eurocidade do Guadiana e do Município de Alcoutim.

Portugal pediu formalmente a sua adesão às comunidades europeias em 1977. A 12 de Junho de 1985 é assinado em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, o Tratado de Adesão, que entra em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte, data que partilha com a vizinha Espanha.

A campanha #30anos30iniciativas assinalará no Algarve e em Ayamonte (Espanha) todas as iniciativas que se destaquem nas celebrações deste tema. Estão já calendarizadas inúmeras atividades até ao mês de dezembro, muito diversas, com espaço para o debate, eventos culturais, desportivos, de lazer, apresentação de dinâmicas variadas existentes neste espaço europeus. O objetivo é captar a adesão do mais variado público propondo, ao longo do ano de 2016, uma reflexão alargada sobre a UE - projeto comum de Paz e Solidariedade - e das reformas que todos somos chamados a fazer.

A comunicação será feita, sobretudo, através das redes sociais e o hashtag #30anos30iniciativas terá um papel importante como veículo de divulgação. Existe já uma página 30 anos 30 iniciativas ativa no facebook, bem como um endereço de correio eletrónico 30anos30iniciativas@gmail.com para envio de posts ou articulação de iniciativas.

A adesão à campanha faz-se pelo envio de um e-mail que manifeste esse interesse e pela utilização da imagem da campanha, que pode ser adaptada a um evento particular, do slogan “Todos somos Europa” e do hashtag #30anos30iniciativas nos materiais a produzir ou nos textos a difundir.

O programa do ano está a ser produzido work in progress, para que todas as pessoas e instituições, que vão tomando conhecimento da campanha, se possam juntar organizando ou partilhando as suas iniciativas.

O mês de maio, conhecido como o «Mês da Europa» terá o ponto alto das celebrações, naturalmente, no dia 9 de maio, sendo palco privilegiado para o efeito a Eurocidade do Guadiana que agrega os municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

A CCDR Algarve, como entidade acolhedora das redes europeias Europe Direct do e Enterprise Europe Network e gestora do programa operacional regional CRESC ALGARVE 2020 e da Cooperação Transfronteiriça no Algarve – INTERREG V 2014-2020, subprograma 5 (Alentejo-Algarve-Andaluzia), volta a promover a comemoração conjunta do Dia da Europa, já considerada uma Boa Prática no contexto dos PO regionais.

O Jornal do Baixo Guadiana acompanhará esta campanha também como media partner na sua rubrica mensal «Todos somos Europa» a disponibilizar também no canal issuu.

Para mais informações:
Centro de Informação Europe Direct do Algarve
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Praça da Liberdade, 2, 8000-164 Faro
(+351) 289 895 272
europedirect@ccdr-alg.pt
http://www.ccdr-alg.pt/site/ed/noticias

Última modificação: 
Segunda, 7 Março 2016