A iniciativa contou com as presenças do chefe de Gabinete do Secretário de Estado, Jorge Gaspar, do vice-presidente da CCDR Adriano Guerra e reuniu com sala cheia perante mais de uma centena de autarcas da região, a reorganização do mapa das freguesias, em curso.

Depois de uma fase inicial em termos nacionais em que muitos dirigentes das freguesias levantaram reservas ou têm reagido de forma diversa, a sessão realizada hoje em Faro revelou o momento actual onde foram referidos alguns ajustamentos introduzidos na estratégia do documento verde ( da reforma administrativa local assente na reorganização do território), estando sujeita a metas de redução e reclassificação de freguesias.

Para além da explicação detalhada, artigo a artigo da proposta de Lei sobre a Reorganização Administrativa, a iniciativa amplamente participada debateu conceitos como o de lugar urbano, denominação, fusão, união, parâmetros de agregação e foi discutida a defesa da identidade dos territórios.

O número de Juntas de Freguesia no Algarve é de 84. Uma realidade que contrasta com outras regiões de Portugal. A titulo de exemplo refira-se que há um concelho do norte que tem um número de Freguesias idêntico ao de todo o Algarve.

2012-03-29