Com o objetivo de divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanha também a evolução deste setor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa, a CCDR Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar algarvio, apresenta uma campanha de vídeos curtos que narram, na primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos comunitários.

Os vídeos são disponibilizados semanalmente nas redes sociais e plataformas digitais da CCDR Algarve.

 - Empresa: Plantalgarve, Viveiros Agrícolas, Lda. –

 A produção de flores e plantas ornamentais frutas e legumes em Portugal tem sido, historicamente, uma atividade agrícola sustentável.

Procurar o potencial produtivo máximo das culturas e a exportação, têm sido os caminhos encontrados para aumentar a competitividade deste setor.

A região algarvia exporta sobretudo “produtos do reino vegetal”. Em 2023, estas mercadorias alcançaram um valor de 170,2 milhões de euros, o equivalente a 58% do total das exportações regionais, e a exportação de “plantas vivas e produtos da floricultura” rondou os 21 milhões de euros, equivalente a 7%, do volume total na região (fonte INE). Espanha, França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados do setor, absorvendo a União Europeia 80% do valor exportado.

Neste contexto, damos hoje a conhecer a Plantalgarve, Viveiros Agrícolas, Lda., um dos projetos apoiados pelo PDR 2020 e que manifesta o dinamismo e a competitividade do setor na região.

 

2025-01-13