A Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou em 27 de fevereiro de 2020, uma orientação, em anexo, com procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas para caso de infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19).
Neste documento descrevem-se as principais etapas que as empresas e instituições devem considerar para estabelecer um Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, assim como os procedimentos a adotar perante um Trabalhador com sintomas desta infeção.
É expectável que a DGS venha, igualmente, a disponibilizar AQUI orientações e procedimentos para prevenção, controlo e vigilância para o setor do alojamento turístico (à imagem do que já foi efetuado para os Aeroportos e Portos).
Em 28 de fevereiro de 2020, a DGS disponibilizou recomendações para eventos públicos e eventos de massas, destinadas a pessoas que planeiam, trabalham ou participam em eventos públicos ou eventos de massas, onde muitas pessoas estão juntas num só local, no mesmo período de tempo, incluindo concertos, conferências, eventos desportivos, ou outros.
Na mesma data, a DGS criou um novo microsite sobre do COVID-19, onde podem ser encontradas e consultadas todas as orientações, circulares e materiais informativos, bem como as orientações da Autoridade Nacional de Saúde, assim como a evolução da infeção em Portugal e no mundo, sublinhando-se a necessidade de efetuar a sua consulta regular, tendo em conta que podem ser atualizadas a qualquer momento em função da evolução do quadro epidemiológico.
Para mais informações ou questões específicas, a linha de contacto do Serviço Nacional de Saúde é 808 24 24 24 (SNS24).
Recomendações - Coronavírus (COVID-19)
Orientação DGS