Notícias

50 Livros 50 Algarves convida… traz o teu livro também!

Uma conversa entre livros com a participação de Alexandra Rodrigues Gonçalves, Luísa Pereira, José Brito, Emanuel Sancho e Carlos Simões, conhecido alfarrabista farense, terá lugar na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, pelas 18 horas, no espaço onde se encontra a exposição bibliográfica “50 Livros, 50 Algarves”, na Praça da Liberdade (Pontinha), em Faro, convidando todos os interessados a trazer um livro…

É difícil descrever o que é um livro porque um livro não se descreve, experimenta-se... pode dizer-se uma alquimia de sensações, adicionadas à medida que os nossos olhos avançam na leitura e descodificam a sequência imaginária das letras, palavras, vírgulas, pontos exclamações ou interrogações.

Bastam por vezes algumas poucas palavras para que tudo à nossa volta se apague e se modifique e mergulhemos em enredos e histórias onde somos convidados a participar: como simples espetadores ou como personagens, como argumentistas ou até realizadores. Mas a maior Magia que um livro possui talvez seja a da sua transversalidade e intemporalidade… o passado o presente o futuro, ali nas nossas mãos … um livro não se descreve. 

A exposição bibliográfica “50 LIVROS, 50 ALGARVES… ler o património”, inaugurada a 28 de setembro é uma iniciativa no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e congrega mais de uma dezena de entidades do Algarve para comemorar a riqueza e diversidade do património a nível europeu, nacional, regional e local.

Co-organizada pelo Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), pela Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCA), Arquivo Distrital de Faro e as bibliotecas António Ramos Rosa e da Universidade do Algarve, aos quais se associaram entretanto o Seminário de Faro, as bibliotecas municipais de São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Silves e Lagoa e o Museu do traje Algarvio em S. Brás.

A exposição apresenta obras escritas (algumas 1as edições) sobre o Algarve nas diferentes vertentes do Património, ficando aberta ao público até 31 de outubro em simultâneo em diversos locais da região https://www.facebook.com/events/209103936592798/

Inscrições aqui. Traz o teu livro também!