A CCDR Algarve, enquanto parceira do projecto PAYS.MED.URBAN, promoveu a divulgação da 3ª edição do Prémio Mediterrâneo da Paisagem cujo tema foi “Paisagens Mediterrâneas em processo de mudança” e o objectivo era a publicação do Catálogo de Boas Práticas composto pelas melhores candidaturas, por cada país, apresentando dossiers candidatura de planos, programas, projectos, obras realizadas, concursos de ideias, actuações de sensibilização, de formação e de comunicação, que pudessem constituir uma experiência significativa do ponto de vista paisagístico.

O produto final seria a realização de um Catálogo de Boas Práticas, que facultasse uma base de conhecimento de boas práticas em planeamento e gestão paisagística em áreas urbanas, representando as experiências mais relevantes e positivas das regiões sócias do projecto.

Durante o decorrer do concurso, o comité recebeu a apresentação de dois dossiers de candidatura que preencheram os requisitos: “Festa da Aldeia da Senhora do Forte - A Paisagem do meu imaginário – Categoria C – Experiências de Sensibilização e formação”; e “Casa GranTurismo - Categoria E – Projectos e Concursos de Ideias”.

Após análise e avaliação das candidaturas, o comité não verificou motivo para exclusão considerando-as válidas. Ambas candidaturas foram seleccionadas, passando à 2ª fase, as quais serão submetidas à apreciação do Comité Transnacional de selecção, que deverá realizar-se em Múrcia já no presente mês de Outubro.

2010-10-04