Notícias

1ª Festa da Gastronomia das Aldeias do Algarve

Algoz, Budens, Cacela-Velha, Cachopo, Estoi, Monchique, Odeleite, Querença e Vaqueiros concorrem às melhores receitas típicas.

Promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve no âmbito do PROAlgarve, juntamente com a AMAL e a RTA, e dinamizado pelas Autarquias, Associações Locais e população em geral, este concurso, que é igualmente uma festa, leva simultaneamente a cabo a inventariação e a promoção de receitas e de sabores locais em toda a região do Algarve.

Durante todo o mês de Julho decorrem nestas 9 aldeias do Algarve sessões de prova de receitas típicas e tradicionais da região algarvia, que foram previamente recolhidas e seleccionadas pelos habitantes das aldeias.
Desta forma os participantes estão a recuperar o seu passado gastronómico e a contribuir para atrair à sua aldeia um maior número de visitantes divulgando as suas receitas familiares e os seus sabores e saberes "secretos".
Após a adesão e o entusiasmo na recolha das Receitas Típicas, a CCDR Algarve promoveu a visita às aldeias participantes de um júri composto por doze elementos, com o intuito de apreciar as delícias da serra e do mar, que tantas vezes andam arredadas dos restaurantes locais.

Nos dias 9 e 10 de Julho foram apreciadas várias receitas surpreendentes e promissoras em ODELEITE, VAQUEIROS, QUERENÇA e ESTOI. A viagem gastronómica do júri prossegue nos dias 16 e 17 de Julho, saboreando as iguarias tradicionais de ALGOZ, BUDENS, MONCHIQUE e CACELA-VELHA, e termina em CACHOPO no dia 24 de Julho.

Este saboroso projecto culminará na atribuição de prémios para as melhores receitas (entradas, sopas, pratos principais e sobremesas típicas) e dele será editado um livro com todas as receitas recolhidas pelas populações locais e realizado um documentário, que conta com o enriquecedor contributo de várias entrevistas locais.

Nos Postos de Turismo, Unidades Hoteleiras e nas Autarquias Locais, vão estar disponíveis folhetos informativos que ajudarão os apreciadores da gastronomia mediterrânica no périplo dos sabores genuínos destas emblemáticas aldeias algarvias.