Notícias

15 Aldeias concorrem ao 2º Concurso de Presépios

De 18 de Dezembro de 2003 a 6 de Janeiro 2004, quinze Aldeias do Algarve vão partilhar o Natal de uma forma muito especial, participando num Concurso de Presépios.

As Aldeias envolvidas são: Alcantarilha, Alta Mora, Altura, Budens, Cachopo, Cortelha, Estoi, Igreja Nova, Marmelete, Paderne, Penina, Querença, St.ª Catarina da Fonte do Bispo, Tôr e Vaqueiros.

Como no Concurso de 2003, que teve uma admirável adesão e participação das populações, o desafio que é proposto a estas quinze Aldeias é o de realizarem Presépios, feitos pela própria população, utilizando materiais locais e inspirando-se nas suas tradições, que deverão estar expostos de 18 de Dezembro de 2004 a 6 de Janeiro 2005. É-lhes também pedido que organizem durante o mesmo período Festividades associadas ao evento. O projecto é dinamizado pelas Autarquias e Associações locais.

Desta forma as Aldeias participantes estão a recuperar o simbolismo do presépio público enquanto espaço de convivência, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade das populações e recuperam a memória das tradições populares.

Esta iniciativa pretende contribuir para mostrar a enorme diversidade de usos e costumes do Algarve Rural e para atrair visitantes, descentralizando e diversificando a oferta turística da Região.

Nos Postos de Turismo, Unidades Hoteleiras e nas Autarquias Locais, vão estar disponíveis folhetos informativos que ajudarão o visitante no périplo por estas emblemáticas aldeias algarvias.

Promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o projecto dá continuidade às iniciativas de recuperação das tradições e vivências que tantas vezes parecem perdidas, mas que ressurgem de forma espontânea e duradoura pela mão das populações.

Em 2004, as Aldeias do Algarve vão partilhar o Natal de uma forma muito especial dando a toda a Região uma animação natalícia de rara beleza.