Com o objetivo de divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanha também a evolução deste setor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. – Agricultura e Pescas, com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar algarvio, está a promover uma campanha de vídeos curtos que narram, em primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos europeus.

Hoje damos a conhecer a Luís Sabbo, Frutas do Algarve Lda., uma empresa de produção e comercialização de fruta. 

A Luís Sabbo é uma das PME’s (micro, pequenas e médias empresas) de sucesso na região algarvia, tendo inclusive conquistado o Estatuto de PME Líder, em 2018. Da sua produção destacam-se o dióspiro, em que foram pioneiros no Algarve, e a romã Acco, uma variedade mais doce e com sementes mais suaves, conhecida como “romã sem sementes”.

As origens da Luís Sabbo – Frutas do Algarve Lda. remontam à década de oitenta do século passado. Com sólidos pilares no conhecimento transmitido entre gerações, associado ao saber e à inovação no campo da agricultura, a Luís Sabbo – Frutas do Algarve tem vindo a aumentar a produtividade ao longo dos últimos anos, bem como as áreas de produção, os recursos humanos e também a carteira de clientes.

A adoção de novas tecnologias de produção e pós-colheita, como a recente aquisição do equipamento de calibração de dióspiros, romãs e outros frutos redondos, tem sido um dos principais fatores para o aumento da competitividade da empresa. Este avanço é complementado pelas certificações Global G.A.P., GRASP, Portugal Sou Eu, Produção Integrada e Zerya (em implementação), que reforçam o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.

 

2025-02-19