Realiza-se no próximo dia 21 de Março, pelas 15h30, no Auditório da Câmara Municipal de Lagos, mais uma sessão debate, no âmbito das Eleições Europeias 2014, sob o mote “Europa Sustentável” com a moderação da jornalista Elisabete Rodrigues num painel de eurodeputados, deputados e especialistas na área. As inscrições encontram-se abertas em http://europedirect.ccdr-alg.pt.

As próximas sessões incidirão sobre temas tão importantes como a Economia, Dinheiro e Qualidade de vida, nomeadamente “Na Europa 30 anos depois” no dia 3 de abril, na Universidade do Algarve, em Faro, e “A Europa dos cidadãos” no dia 11 de abril em Vila Real de St.º António.

Os deputados Artur Rego, Elsa Cordeiro, Cristóvão Norte, Miguel Freitas e Mendes Bota e as Eurodeputadas Inês Zuber e Graça carvalho responderam positivamente ao convite da CCDR Algarve/ Centro Europe Direct para integrar os painéis de debate das sessões decorridas e futuras.

Na passada sessão-debate de 14 de fevereiro a jornalista Maria Augusta Casaca deu início ao primeiro debate sobre as Eleições Europeias 2014 no Algarve com a interrogação “Alguma vez nos enamorámos da Europa?”. A Europa tem-se construído como espaço de paz e cooperação desde 1957 e continua a ser uma referência para o resto do mundo. Um jovem guineense da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, presente nesta sessão, agradeceu a Portugal e à Europa a possibilidade que teve de mudar de vida, mas falou da imensa falta de solidariedade que sente ao seu redor.

Para o comum dos cidadãos, a Europa a é um dado adquirido, amado por amam (os europeístas), odiado por outros (os eurocépticos) e ignorado por muitos (os indiferentes). De todas é a atitude dos indiferentes que é a menos compreensível, defendem Pedro Valente da Silva Diretor do Gabinete de Comunicação do Parlamento Europeu em Portugal e a Deputada Elsa Cordeiro, tendo em conta que  usufruímos hoje de inúmeras vantagens, liberdades e garantias, que a pertença a este espaço nos trouxe - sessão de 24 de Fevereiro para agentes da comunicação social regional na CCDR Algarve.

O Parlamento Europeu tem como missão a proteção dos interesses dos cidadãos europeus em tempo de prosperidade como em tempo de crise. Para além da crise económica grave falamos também de uma crise ambiental, social e de valores. Que medidas concretas queremos ver adoptadas pelo novo Parlamento a eleger? Que medidas poderão garantir o crescimento económico com emprego para todos  e ao mesmo tempo a preservação do Planeta para as gerações futuras?

Todas as sessões-debate são organizadas pela CCDR Algarve, através do Centro Europe Direct do Algarve, com o apoio da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com diversas entidades regionais.

2014-03-13