A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. participa na 10.ª Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira e é um dos principais promotores de eventos integrados na programação dos quatro dias do certame, de 5 a 8 de setembro.

Ainda antes da sua inauguração, a CCDR Algarve promove uma visita guiada às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve, no dia 5 de setembro, pelas 09h30, e o seminário “Importância da Sustentabilidade e Saúde dos Solos”, no mesmo dia, pelas 14h30, realizando-se ambas as ações no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.  O seminário incide sobre a degradação dos solos e vem propor alguns caminhos e respostas a um uso mais eficiente dos recursos naturais, reforçando a resiliência e saúde dos solos agrícolas, visando proteger as colheitas dos efeitos das alterações climáticas, da perda de biodiversidade e da degradação ambiental.

Este ano, o “Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica” é um dos grandes destaques da programação. A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a CCDR Algarve, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio, a Associação In Loco e o Município de Tavira, visa premiar e distinguir a inovação no setor agroalimentar presente na Feira. A entrega do Prémio decorre no dia 7 de setembro, pelas 18h30, no Jardim do Coreto.

No mesmo dia, pelas 16h00, será realizada a ação “Um livro, uma conversa, um mesmo tema: Pomar de Sequeiro”, com as presenças de Cristina Fé Santos e José Brito, no espaço da associação In Loco no Mercado da Ribeira, em torno de uma das publicações efetuadas pela CCDR Algarve no contexto do Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve 2023-2027 (PASDM), elaborado pela Universidade do Algarve e dinamizado pela CCDR, em colaboração com as entidades regionais, que define os objetivos e as iniciativas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Dieta Mediterrânica, no âmbito dos seguintes vetores estratégicos: identificação, investigação e documentação; preservação e proteção; promoção e valorização; e transmissão, através da educação/ensino, formal e não formal.

Ao longo dos quatro dias da Feira, o espaço institucional da CCDR Algarve acolhe iniciativas de divulgação de projetos relacionados com a preservação e valorização da Dieta Mediterrânica e do Património Cultural Imaterial, numa perspetiva regional, nacional e europeia e ações de promoção de produtos/projetos da região, que visam a criação de Sistemas Alimentares Territoriais Sustentáveis.

Ainda no âmbito do projeto REVITALGARVE, os serviços de agricultura e desenvolvimento rural organizarão três visitas a explorações agrícolas do concelho de Tavira: Quinta Maria Flaminga (dia 6 de setembro), Monte do Álamo (dia 7 de setembro) e Horta do Cabeço (dia 8 de setembro), durante o período da manhã.

Paralelamente, no pavilhão do Europe Direct Algarve, estrutura de missão acolhida na CCDR Algarve, todos os dias, são efetuadas atividades de descoberta da União Europeia, para todas as idades, e às 18h30 as conversas #fazeranossaparte com “receitas” dos nossos parceiros sobre como tornar o mundo um lugar melhor. Nos dias 5 e 6 de setembro, às 18 horas, junto ao coreto, Hora do conto + workshop, para crianças a partir dos cinco anos com a nutricionista Ana Duarte!

Consulte aqui o programa completo da 10.ª Feira da Dieta Mediterrânica.

2024-09-05