O Centro instalado num antigo edifício recuperado vai abrir em Agosto e será visitado na manhã de hoje, 23 de Junho pelo presidente da CCDR Algarve, membros da Gestão do Quadro Comunitário de Apoio (QCA) III, da Comissão Europeia e restantes responsáveis que integram a Comissão de Acompanhamento do PROAlgarve.
A visita ocorre durante a 14ª reunião de trabalho da Comissão que se realiza em Lagos e tem como assunto dominante da ordem de trabalhos um último apelo aos beneficiários para maximizarem a execução do Programa ou seja para aproveitarem o dinheiro recebido de Bruxelas, que não foi ainda inteiramento gasto.
Recorde-se que 2008 vai ser um ano de sobreposição dos dois quadros comunitários de apoio, por um lado o QCA III (PROAlgarve) na fase de conclusão e por outro o QREN (ALGARVE 21), no arranque das primeiras aprovações. O objectivo é ir buscar o resto do financiamento do PROAlgarve até ao final do ano.
No programa de trabalho associado à realização do encontro para além do Centro de Ciência Viva, a comitiva visitará a Escola EB1 de Santa Maria e a recuperação do Mercado Municipal de Lagos, projectos de iniciativa do Município de Lagos e que igualmente beneficiaram de financiamentos comunitários e nacionais. No período da tarde os trabalhos prosseguem com uma reunião no Hotel Tivoli Lagos.
O Centro Ciência Viva de Lagos representa um investimento total de 1 milhão e 407 mil euros a que corresponde o co-financiamento FEDER de 605 mil euros. O investimento está repartido pela parte da obra, a recuperação da antiga Casa Fogaça no valor de 658 mil e os conteúdos expositivos no montante de 750 mil euros.
Na anterior reunião da Comissão de Acompanhamento do PROAlgarve realizada em Novembro de 2007 constatou-se que as aprovações já se encontravam encerradas, e que era extremamente importante garantir rapidamente a conclusão da execução dos projectos.