Notícias

Festa do 2º Concurso de Presépios nas Aldeias

Coroando a empenhada participação das populações no 2º Concurso de Presépios nas Aldeias do Algarve, decorre no Cine-Teatro de Loulé, no próximo sábado, dia 15, a partir das 14h30 a Cerimónia de Entrega de Prémios.

Além dos três primeiros prémios que o Júri seleccionou e que vão ser anunciados, todas as Aldeias vão receber prémios de participação. A sessão conta também com actuações de vários grupos musicais e de cantares de muitas das Aldeias participantes e ainda com a Big Band “Vitória-Brass”.

Alargado este ano a 15 Aldeias, este Concurso de Presépios envolveu: Alcantarilha, Alta Mora, Altura, Budens, Cachopo, Cortelha, Estoi, Igreja Nova, Marmelete, Paderne, Penina, Querença, St.ª Catarina da Fonte do Bispo, Tôr e Vaqueiros.

Os Presépios estiveram abertos ao público entre 18 de Dezembro de 2004 e 6 de Janeiro de 2005 e ajudaram a criar nas aldeias um Natal muito especial que procurou recuperar tradições e vivências que ressurgem agora com o entusiasmo e a participação das populações.

O desafio proposto às 15 Aldeias, dinamizado pelas Autarquias e por Associações locais, foi o de realizarem Presépios, feitos pela própria população, utilizando materiais locais e inspirando-se nas suas tradições.

Desta forma as Aldeias participantes recuperaram o simbolismo do presépio público enquanto espaço de convivência, ao mesmo tempo que foi estimulada a criatividade das populações e recuperada a memória das tradições populares.

Esta iniciativa pretendeu contribuir para mostrar a enorme diversidade de usos e costumes do Algarve Rural e para atrair visitantes, descentralizando e diversificando a oferta turística da Região.

E foi grande a adesão do público, como já o tinha sido no ano anterior, tendo as Aldeias registado uma grande afluência de pessoas, tantas delas deixando rasgados elogios e palavras de incentivo nos “Livros de Opiniões”, cuja existência e permanente disponibilidade no local fazia parte das regras do Concurso.

O 2º Concurso de Presépios nas Aldeias do Algarve foi promovido, uma vez mais, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

A entrada é livre.