A 14ª Semana Europeia das Regiões e Cidades de 10 a 13 de outubro incidirá sobre os desafios que enfrentam atualmente as regiões e cidades da Europa. Baseando-se no ciclo de implementação dos programas da política de coesão da UE, o evento será alinhado com as prioridades políticas da Comissão do Europeu e ao Comité das Regiões para 2016 e com os interesses das regiões e cidades parceiras. Um pouco por toda a Europa 187 regiões e cidades organizam também eventos locais entre setembro e novembro.
Sob as «Regiões e cidades para o crescimento sustentável e inclusivo" headline, cerca de 100 sessões, seminários e reuniões serão organizadas conjuntamente com os seguintes vertentes temáticas:
- Sustentado e crescimento económico sustentável: Quais são as novas oportunidades para regiões e cidades para promover o crescimento eo emprego, dada a internacionalização das economias da Europa? E quais são os principais fatores de atração de novos investimentos produtivos no século 21? Esta vertente irá considerar que as regiões e cidades são atualmente o mais bem sucedido na elaboração de novos investimentos e porquê. Ele vai olhar especificamente para as novas oportunidades ligadas à inovação, com especial referência para a eficiência energética, o desenvolvimento da economia de baixo carbono e promoção da economia circular, bem como a especialização inteligente.
- crescimento económico inclusivo: Como são mercado de trabalho e políticas de inclusão social para camadas mais desfavorecidas da população desenvolvidos e implementados a nível local? Quais são as medidas para a criação de micro-empresas ou pequenas empresas e para facilitar um ambiente que é mais "auto-emprego friendly '? Esta vertente permitirá também que regiões e cidades para compartilhar suas experiências no combate à crise de refugiados, nomeadamente através da utilização dos fundos da UE.
- Fazendo Fundos ESI simples: O que pode ser aprendido com a experiência e as boas práticas das autoridades regionais e nacionais de execução de programas apoiados no âmbito fundos de investimento europeus estruturais e? Como pode programar gestão ser mais eficiente e mais eficaz, como pode ser simplificado? Como construir capacidade administrativa e executiva? Esta vertente também vai estudar as melhores práticas no desenvolvimento urbano, programas de investimento territorial integrado e desenvolvimento promovido pelas comunidades locais.
Pode acompanhar ON LINE a partir de dia 10 de outubro por @EU_Regional and @EU_CoR e participe nas discussões atarvés do hashatg #EUWRC