Ano Europeu da Juventude
No próximo dia 21 de junho, a partir das 10h30, será transmitida ao vivo a cerimónia de entrega do Prémio Europeu do Inventor, o qual visa honrar os inventores de todo o mundo que usam os seus conhecimentos para impulsionar o progresso tecnológico e o crescimento económico, melhorando as nossas vidas com as suas invenções.
Pela primeira vez este ano é também atribuído o Prémio dos Jovens Inventores que recompensa a criatividade e o talento de inventores internacionais com idade igual ou inferior a 30 anos. Esta categoria não depende da concessão de uma patente europeia, mas sim homenagear os jovens que, com soluções inovadoras, contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Durante a cerimónia será igualmente feita uma análise mais aprofundada às tecnologias emergentes, à sustentabilidade, à inovação e ao papel das gerações mais jovens nesses domínios.
Os finalistas do Prémio Europeu do Inventor 2022 são oriundos de vários países do mundo e suas invenções abrangem os domínios da sustentabilidade, saúde, clima, energia e produção industrial. Entre os nomeados encontram-se os engenheiros portugueses Nuno Correia e Carla Gomes e a sua equipa pela criação de um sistema de tração para centrais solares flutuantes que seguem o sol através da rotação e inclinação dos seus painéis fotovoltaico.
O público pode decidir a quem será atribuído o prestigioso Prémio Popular; escolha seu inventor favorito entre os finalistas das várias categorias e vote até ao final da cerimónia de 21 de junho.