A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) reuniu-se ontem para uma audição para expressar a sua preocupação com a exploração de hidrocarbonetos na costa algarvia, exigindo a discussão urgente, e transparente, de uma questão fraturante e, ainda, envolvida em secretismo, que vai afetar o bem-estar da população, os ecossistemas e vários sectores económicos da região.
Na PALP partilha-se da opinião do Secretário de Estado da Energia, que quer retomar a “aposta firme” nas energias renováveis e nas políticas de eficiência energética e da opinião da sra. Ministra: importa inovar e investir nos jovens investigadores e empreendedores, bem como no trabalho em rede ou até na criação de um «Observatório do Atlântico». Mas, acrescentamos, que esta visão não se coaduna com a exploração de hidrocarbonetos na nossa região.
"...por isso, não é possível dar o aval a uma política insustentável de exporação de combustíveis fósseis, que nunca fez parte da história do nosso país e que acarreta inúmeros impactos e riscos ambientais, e pretender, em simultâneo, abraçar as energias renováveis.
Leia +
PLANETALGARVE