A Comissão Europeia apresentou, a 11 de dezembro 2019, o Pacto Ecológico Europeu, um pacote de medidas extremamente ambicioso que deverá permitir às empresas e aos cidadãos europeus beneficiar de uma transição ecológica sustentável. Estas medidas serão acompanhadas de um roteiro inicial de políticas fundamentais, que vão desde uma redução ambiciosa das emissões até ao investimento na investigação e na inovação de ponta, a fim de preservar o ambiente natural da Europa. O objetivo é tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, o maior desafio e a maior oportunidade do nosso tempo.
Apoiado por investimentos nas tecnologias verdes, soluções sustentáveis e novas empresas, o Pacto Ecológico pode constituir uma nova estratégia de crescimento da UE. A participação e o empenhamento do público e de todas as partes interessadas são cruciais para o seu êxito.
Acima de tudo, o Pacto Ecológico Europeu traça o caminho para uma transição justa e socialmente equitativa. Foi concebido de forma a não deixar para trás ninguém nem nenhuma região na grande transformação que se avizinha.
O PEE constitui a primeira das seis prioridades da Comissão Europeia para 2019-2014, nas palavras de Ursula von der Leyen: “…prioridades comuns que nos unem.. orientações políticas que se centram em seis grandes ambições para a Europa, a concretizar nos próximos cinco anos e muito para além deste período”.
Leia +