Hoje, com o apoio da Comissão, as associações, empresas, organizações, sindicatos, universidades, prestadores de formação e federações nacionais da UE criaram uma parceria para as competências no ecossistema digital. Esta nova parceria permitirá melhorar as competências e requalificar os trabalhadores e atrair mais pessoas para a indústria digital.
A parceria ajudará as pessoas e as empresas a adquirir as competências digitais necessárias, o que contribuirá para os objetivos das transições digital e ecológica da economia europeia. Centrar-se-á, em primeiro lugar, na melhoria das competências da mão de obra dos parceiros do setor digital. Os parceiros definirão então objetivos comuns, por exemplo no que respeita ao número de pessoas a requalificar, e monitorizarão a evolução futura em matéria de melhoria de competências e requalificação.
Na sequência dos compromissos assumidos noutros ecossistemas industriais, a nova parceria faz parte do Pacto para as Competências, uma das iniciativas emblemáticas da Agenda de Competências para a Europa. A nova parceria trabalhará em estreita colaboração com outras parcerias existentes noutros setores, em que as competências digitais desempenham um papel crucial. Procurará sinergias e colaboração com outras iniciativas existentes (como a Coligação para a Criação de Competências e Emprego na Área Digital ou a rede de Polos Europeus de Inovação Digital para utilizar as melhores práticas e orientações existentes como fonte de inspiração para a parceria.
O Pacto para as Competências contribui para uma das três metas sociais da UE estabelecidas no Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais segundo a qual pelo menos 60 % de todos os adultos devem participar em ações de formação todos os anos até 2030.