A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE) compartilham os mesmos valores e objectivos fundamentais, a saber, a manutenção de paz e segurança internacionais, o desenvolvimento de relações amistosas com base nos princípios da igualdade de direitos e a auto-determinação dos povos, a promoção da cooperação internacional como solução para a coesão económica, social, cultural e para os problemas humanitários, bem como a promoção e consolidação do respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de todas as pessoas.
Na Estratégia Europeia de Segurança afirma-se "No meio de ameaças mundiais, mercados e meios de comunicação globais, a nossa segurança e prosperidade dependem cada vez mais de um sistema multilateral eficaz. (...) assim o fortalecimento das Nações Unidas, para que possa cumprir as suas responsabilidades e agir de forma eficaz, é uma das prioridades da Europa ".
A Organização das Nações Unidas é considerada assim uma das maiores e mais poderosas organizações do mundo na luta pelo bem estar da população mundial e principalmente na ajuda aos países emergentes e o novo secretário-geral desta importante organização é António Guterres. Ex-primeiro-ministro de Portugal, Guterres foi alto comissário da ONU para Refugiados durante 10 anos e quer tornar a organização menos burocrática. Começa o seu mandato em 1 de janeiro 2017 estendendo-se o mesmo até 31 de dezembro de 2021 .
Em Portugal, que é membro da ONU desde 14 de dezembro de 1955, existem representações de várias agências e comités: FAO, GCNP, OIT, OIM, UNICRI, UNESCO, UNICEF e UN-EGOV. O Conselho Português para os Refugiados é o representante do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e existe, ainda, uma secção de Portugal no Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, sedeado em Bruxelas, com a missão de disseminar a informação ao público.