Data

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento, que se realizam em Bruxelas, em 15 e 16 de junho, têm por objetivo gerar novas ideias, passar à ação e configurar o futuro. Os participantes incluirão dirigentes mundiais, líderes da juventude e centenas de oradores, bem como organizações da sociedade civil e organizações internacionais.

As «Jornadas Europeias do Desenvolvimento 2016» (JED) abrirão oficialmente as suas portas a um número recorde de mais de 6 000 profissionais do desenvolvimento oriundos de cerca de 150 países para participarem no que se tornou o principal fórum da Europa sobre desenvolvimento e cooperação a nível global.

Neven Mimica, o Comissário responsável pela Cooperação Internacional e o Desenvolvimento, declarou: «O 10.º aniversário das Jornadas Europeias do Desenvolvimento está centrado na obtenção de resultados: passar dos compromissos à ação no que respeita aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Através deste evento, a Europa convida o resto do mundo para um reflexão conjunta sobre a forma de tirar o melhor partido possível das nossas políticas, parcerias e recursos para apoiar o desenvolvimento global, erradicar a pobreza de uma vez por todas e colocar o nosso planeta numa trajetória sustentável, inclusiva e próspera.»

A presente edição reveste-se de especial importância, uma vez que assinala os 10 anos das Jornadas Europeias do Desenvolvimento. Frequentemente designadas «Davos do desenvolvimento», as Jornadas Europeias do Desenvolvimento surgem num momento crucial para o futuro do desenvolvimento internacional, pouco depois da adoção, em setembro de 2015, da «Agenda para o desenvolvimento sustentável», um quadro universal para erradicar a pobreza e alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030.

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento irão centrar-se na concretização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, muito especialmente os 5 «p» que estão no cerne do desenvolvimento sustentável: parceria, paz, prosperidade, planeta e pessoas.

Antes deste evento, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, encontrar-se-á com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, para assinar uma declaração conjunta «Para um empenhamento estratégico UE-Etiópia», que reflete as sólidas relações entre a UE e a Etiópia e salienta o papel crucial da Etiópia em África e na comunidade internacional, bem como o seu importante desenvolvimento socioeconómico.   A UE e a Etiópia elevarão assim para um nível ainda mais estratégico a sua parceria de 40 anos.

Outro momento crucial que precederá a abertura das Jornadas Europeias do Desenvolvimento será a adoção de uma declaração conjunta por Jim Yong Kim, o Presidente do Banco Mundial, e pela Comissão Europeia, representada pela Vice-Presidente, Kristalina Georgieva e pelo Comissário Neven Mimica, em 14 de junho. Esta declaração representa um compromisso comum no sentido de reforçar as ações de apoio à paz e aumentar o impacto em situações caracterizadas pela fragilidade, os conflitos e a violência.

Para mais informações, consultar o sítio Web do EuropeAid
https://ec.europa.eu/europeaid/home_en

Sítio Web oficial das Jornadas Europeias do Desenvolvimento 2016
https://www.eudevdays.eu/

Ficha de informação: Comissão Europeia congratula-se com a nova Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-15-5708_en.htm

Ficha de informação: Objetivos de desenvolvimento sustentável e Agenda 2030
http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-15-5709_en.htm

Eventos
2016-06-15