“A água é um direito humano. Ninguém deve ter esse acesso negado”, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.

O Dia Mundial da Água assinala-se a 22 de março desde 1992, ano em que foi proclamado através da resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Este ano o foco é a água subterrânea, um recurso invisível com um impacto visível em todo o lado.

Para comemorar este dia, a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, participa no lançamento da iniciativa pan-europeia #WaterOfTheFuture, na Fábrica de Água de Alcântara em Lisboa. O lançamento desta iniciativa decorre em simultâneo nos nove países parceiros com o objetivo de sensibilizar 59 milhões de jovens da Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Cabo Verde a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água.  No âmbito desta iniciativa, está igualmente prevista a exibição do spot Water Of The Future nos vários canais de televisão dos países parceiros e nas redes sociais, associado a um conjunto de mensagens sobre os desafios e possíveis soluções relativos à água doce disponível.

#WaterOfTheFuture é uma iniciativa integrada no projeto “People & Planet: A Common Destiny”, financiado pela União Europeia e implementado em oito Estados-Membros da UE e em Cabo-Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Instituto Camões, IP e é implementado por um consórcio composto por organismos públicos e privados.

Os desafios globais são cada vez mais locais, de que é exemplo a seca em Portugal. No Ano Europeu da Juventude, esta é uma oportunidade para reforçar o importante papel que os jovens podem ter no combate às causas e efeitos das alterações climáticas e da água disponível para consumo. Mais informações aqui e nas redes sociais: Facebook - waterofthefuturecampaign, Instagram - waterofthefuture_org, Twitter - wotf_org.

Notícias
2022-03-22