A linha de crédito PME INVESTE / QREN é o resultado do protocolo celebrado entre os Bancos, as Autoridades de Gestão do QREN (Programa Operacional Factores de Competitividade e dos Programas Operacionais de Lisboa e Algarve 21) e as Sociedades de Garantia Mutúa (SGM).
Criada no âmbito do SAFPRI - Sistema de Apoio ao Financiamento e Partilha do Risco da Inovação, a linha de Crédito PME Investe/QREN tem como objectivo facilitar o acesso ao crédito às Pequenas e Médias Empresas (PME), designadamente através da bonificação de taxas de juro e da minimização do risco das operações bancárias, mediante o recurso aos mecanismos de garantia do sistema nacional de garantia mútua.
A Linha PME Investe abrange empréstimos de médio e longo prazo e operações de locação financeira imobiliária e locação financeira de equipamentos, destinadas ao financiamento de investimentos novos em activos fixos corpóreos ou incorpóreos e ao aumento do fundo de maneio associado ao aumento da actividade (excepto terrenos, imóveis, viaturas e bens em estado de uso).
O montante máximo de financiamento por empresa é de 1 milhões de euros ou 1,5 milhões de euros, no caso de empresas qualificadas com o Estatuto de PME Líder, reconhecido pelo IAPMEI.
Para mais informações sobre a Linha PME Investe/QREN, as PME deverão recorrer a uma das 15 instituições de crédito protocoladas:
- BANCO BILBAO VIZCAYA ARGENTARIA (PORTUGAL), SA
- BANCO BPI, SA
- BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS, SA
- BANCO EFISA, SA
- BANCO ESPÍRITO SANTO, SA
- BANCO DE INVESTIMENTO GLOBAL, SA
- BANCO POPULAR PORTUGAL, SA
- BANCO PRIVADO PORTUGUÊS, SA
- BANCO SANTANDER TOTTA, SA
- BANIF - BANCO INTERNACIONAL DO FUNCHAL, SA
- BPN - BANCO PORTUGUÊS DE NEGÓCIOS, SA
- CAIXA CENTRAL - CAIXA CENTRAL DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO, CRL
- CAIXA ECONÓMICA MONTEPIO GERAL
- CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA
- FINIBANCO, SA