A aldeia da Luz, no concelho de Mourão, acolheu o maior encontro de inovação social em Portugal, uma organização da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), que transformou a aldeia numa grande montra, com apresentações, demonstrações e debates, do que de melhor se faz de inovação social no nosso país.

Foram mais de 170 oradores, 700 participantes e mais de 1200 visitantes que, durante dois dias, em torno de seis palcos e 35 temáticas, permitiram reforçar a interação entre as comunidades, os empreendedores sociais e investidores, e lançar as pontes para novos projetos, e novas respostas, no âmbito do Portugal 2030.

O encontro contou com a presença das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aproveitou a oportunidade para anunciar o propósito de já em julho lançar o primeiro aviso de concurso para projetos de inovação Social no âmbito do Portugal 2030.

No Programa Regional ALGARVE 2030, este primeiro Aviso, na tipologia "Parcerias para a Inovação Social", será temático, para projetos em torno do “desenvolvimento de competências em crianças e jovens”.

Considerando que, na Aldeia da Inovação Social, os grandes temas em debate incidiram sobre a sustentabilidade ambiental, o envelhecimento ativo e saudável e a inclusão de grupos particularmente vulneráveis, é expetável que o novo aviso previsto para outubro seja dedicado a estas prioridades.

O ALGARVE 2030 esteve presente na Aldeia da Inovação Social, tendo aproveitado a oportunidade para, em conjunto com os restantes Programas Regionais, ultimar o aviso a abrir em julho.

O evento contou ainda com a visita de diversas autoridades de gestão de Programas Europeus, incluindo também de responsáveis da Comissão Europeia, servindo de palco a uma reunião de trabalho do Centro Europeu de Competências para a Inovação Social.

Por sua vez, a Ministra Ana Mendes Godinho aproveitou a presença de um grande número de empreendedores e investidores sociais para identificar os principais desafios que se colocam ao ecossistema de inovação social, e à sua relação com a ação governativa:

  • Ganhar escala, para chegar a mais e ao mesmo tempo;
  • Reforçar o investimento na sua capacitação para o qualificar e avaliar o impacto dos projetos;
  • Discriminar positivamente os investidores sociais;
  • Incorporar a inovação no sistema e nas medidas de política pública.

 

No ALGARVE 2030, a Inovação Social enquadra-se no Objetivo de Política 4 - um Algarve mais Social, com uma dotação indicativa superior a 7 Milhões de Euros.

Entre 2016 e 2021, o Programa Regional do Algarve - CRESC ALGARVE 2020 apoiou 34 projetos de Inovação Social, totalizando um investimento superior a 6 Milhões de Euros.

Para apresentar candidaturas aos Fundos Europeus, siga estes passos:

Consulte os avisos abertos no âmbito do Programa Regional do ALGARVE, com o apoio dos Fundos Europeus geridos na Região.

 

2023-06-23