De 6 de Abril a 30 de Maio de 2018, a Sala de Exposições da CCDR Algarve, em Faro, recebe a Exposição “160 Anos do Caminho de Ferro em Portugal”, uma iniciativa conjunta da CP – Comboios de Portugal e da IP – Infraestruturas de Portugal .
Por ocasião da inauguração da Exposição, na próxima sexta-feira dia 6 de abril, o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, apresentará o Projeto de Eletrificação da Linha do Algarve integrado no âmbito no Programa Ferrovia 2020.
O projeto de Eletrificação da Linha do Algarve caracteriza-se essencialmente pela eletrificação do troço entre Tunes e Lagos, com 45 quilómetros de extensão, e do troço entre Faro e Vila Real de Stº. António, com cerca de 56 quilómetros. Complementarmente, serão executados trabalhos de reforço e estabilização de taludes, de melhoria das condições de acesso ao transporte ferroviário nas plataformas de passageiros, e de reabilitação das obras de arte (pontes e viadutos), bem como de compatibilização dos sistemas de sinalização e telecomunicações.
Do ponto de vista da operação ferroviária, a eletrificação vai permitir a introdução / substituição do material circulante, a melhoria da qualidade e segurança da infraestrutura, potenciando a redução dos tempos de trajeto e a atratividade da utilização do transporte ferroviário na região algarvia.
Este projeto integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve - Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.
Durante a permanência da exposição realizam-se em paralelo atividades de carater recreativo e educativo e serão exibidos filmes do Cinerail – Festival Internacional de Cinema Ferroviário Internacional Railway Corporate Films Competition sobre a temática.
Horário | Time
Segunda a sexta-feira, 10h00 às 18h00
A entrada é livre.