Uma iniciativa a partir de Portugal, para toda a Europa. Esta feira de emprego virtual, de participação gratuita, enquadrada no âmbito das atividades do EURES Portugal e EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve, conta com a participação de mais de 45 empresas (a grande maioria portuguesas) a recrutar em vários setores e áreas profissionais, a representação de serviços EURES de 10 países e alguns serviços de informação e aconselhamento entre eles o Europe Direct Algarve.
A anterior Comissão Europeia aumentou e deu novo impulso a uma série de iniciativas para ajudar os jovens a enfrentar os desafios atuais: são exemplos o programa Garantia Jovem Youth Guarantee ou o Erasmus+ instrumentos como o Fundo Social Europeu, que apoia projetos destinados a ajudar as pessoas a melhorar as suas qualificações e perspetivas de emprego, ou projetos como o Corpo Europeu de Solidariedade. European Solidarity Corps. Foi revista a Estratégia Europeia para a juventude European Youth Strategy , onde se estacam 3 pacotes e um orçamento reforçado: Melhores oportunidades para acesso ao emprego, melhores oportunidades de Educação e Formação e melhores oportunidades para a solidariedade, mobilidade e participação. No orçamento para 2020, 2 800 milhões de euros para o ensino no âmbito do programa Erasmus+ e 117 milhões de euros são destinados à Iniciativa para o Emprego dos Jovens, de modo a apoiar a juventude das regiões onde a taxa de desemprego de jovens é elevada (aumentando para 4 500 milhões de euros o financiamento total destinado a esta iniciativa entre 2014 e 2020).
No dia 28 existe a possibilidade de participar on-line num Programa diversificado de sessões temáticas (sobre estágios, empreendedorismo, oportunidades de investigação e mobilidade) e apresentações de empresa, ou deslocar-se à Universidade, Auditório Teresa Gamito – Edifício 1, no Campus de Gambelas. Cerca de 270 ofertas de emprego / estágio / investigação (com mais de 1000 postos de trabalho) estão já disponíveis na plataforma, às quais pode candidatar-se antes do evento – e mais ficarão disponíveis até à data.
É dirigida a estudantes do ensino superior e profissionais qualificados, recém-graduados ou com experiência, que pretendam candidatar-se a um emprego / estágio / projeto de investigação, a nível nacional ou europeu. Os cidadãos portugueses a residir no estrangeiro, que pretendam regressar a Portugal (bem como as suas famílias), são também convidados a participar.