Por ocasião da Semana Europeia da Programação (#CodeWeek), que se celebra este mês com o objetivo de impulsionar o pensamento computacional, a programação e outras competências digitais, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu em Portugal, através da Casa Europa, organizam seminários de formação em linguagens computacionais online e gratuitos, nomeadamente em Criação de Websites - HTML & CSS, Análise de Dados - Python e Introdução ao Design UX & UI para mobile. Esta formação irá decorrer nos dias 12, 19 e 26 de outubro, às 18h30, com a duração de 1h30min cada módulo.
Se quer a expandir as suas competências digitais e aumentar o contacto com a programação e a literacia digital inscreva-se no website da Representação da Comissão Europeia. Os seminários serão transmitidos em direto nas contas de Facebook e Twitter da Representação da Comissão Europeia e de Facebook e Twitter do Parlamento Europeu em Portugal. Posteriormente, as sessões ficarão disponíveis nessas redes sociais para consulta.
Lembramos que, desde 2021, está disponível nas 24 línguas uma ferramenta online da Comissão Europeia onde é possível fazer um autoteste às suas competências digitais e aceder a oportunidades de formação nas áreas em que tem maiores dificuldades.
Como definido na prioridade Uma Europa preparada para era digital, a União Europeia (UE) está empenhada na capacitação digital, nomeadamente dos jovens, já que um nível adequado de competências digitais é essencial para que as pessoas aproveitem as oportunidades oferecidas pela transformação digital em curso. Nas Orientações para a Digitalização, a Comissão Europeia propôs objetivos ambiciosos para dotar 80% das pessoas de competências digitais básicas e empregar 20 milhões de especialistas em TIC na UE até 2030, reduzindo simultaneamente as disparidades entre homens e mulheres. Portugal, à semelhanças dos outros estados-membros, foi incentivado, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a incluir reformas e investimentos no seu Plano de Recuperação e Resiliência, cujas medidas de apoio à transição para uma sociedade mais digital representam um montante que corresponde a 22% da dotação total do plano.