Prémio Jean Monnet para a Integração Europeia homenageia a dedicação de Jean Monnet à Europa, recompensando projetos que contribuem para a integração europeia. Onde outros prémios podem premiar figuras públicas de renome, este prémio visa atividades concretas, com impacto no dia-a-dia dos cidadãos europeus.
Em 2018, o Prémio foi atribuído à campanha #FreeInterrail pela sua promoção da mobilidade dos jovens e que levou ao programa DiscoverEU, beneficiando dezenas de milhares de jovens europeus. Em 2019, o Prémio foi para o projeto "Conversas Europeias Zeit Online", reunindo milhares de cidadãos para debates antes das eleições europeias. E em 2020, o Prémio foi atribuído ao Metropole, um periódico austríaco, pelo seu esforço em transmitir as comunidades imigrantes de Viena.
Como várias edições anteriores, a edição de 2021 é organizada sob o patrocínio do Parlamento Europeu e com o apoio de parceiros pró-europeus, incluindo o Colégio da Europa e a Democracia Internacional e as representações da Comissão Europeia. Os parceiros apoiam o Prémio, contribuindo para a sua visibilidade.
Informações a reter:
- O objectivo é promover a integração europeia e o espírito europeu
- O prazo para a candidatura é 9 de Outubro 2021
- O vencedor será anunciado a 9 de Novembro
- O prémio em dinheiro é no valor de 1.500 euros
- A candidatura é online neste sítio Prémio Jean Monnet