Data

Projeto Português é finalista no prémio da Comissão Europeia sobre energias renováveis.

Decorreu até ao dia 5 de junho a votação online para o Prémio Europeu de Energia promovido pela Comissão Europeia. Entre os nove finalistas escolhidos está o projeto português Resocial Innovation https://www.youtube.com/watch… .

O Prémio Europeu de Energia reconhece a inovação em eficiência energética e em energias renováveis e integra a programação da Comissão Europeia para a Semana da Energia Sustentável. Um dos nove finalistas deste prémio é o projeto português REsocial Innovation, desenvolvido pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, e que visa promover a produção de energia em instituições de bem-estar social através de painéis solares fotovoltaicos. Depois de terem sido divulgados os nove finalistas, decorrem agora as votações do público para apurar os vencedores através do site www.eusew.eu. O voto é aberto a qualquer cidadão. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 14 de junho, em Bruxelas.

Podem ainda participar nas conferências que vão acontecer de 13 a 17 de junho em Bruxelas. Este ciclo de debates vai reunir autoridades públicas, agências relacionadas com o tema da energia, investigadores, organizações não-governamentais, empresas e consumidores para partilhar boas práticas e ideias sobre a energia segura, limpa e eficiente.

A reforma e reorganização da política energética europeia é uma das prioridades do mandato da Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker. Segundo o atual Presidente da Comissão Europeia, "temos de reforçar a quota das energias renováveis no nosso continente e realizar uma política responsável de luta contra as alterações climáticas", tornando a União Europeia no líder mundial das energias renováveis.

Os cidadãos e organizações são convidados a participar ativamente na Semana da Energia Sustentável organizando eventos de sensibilização durante o mês de junho. Para isso, basta submeter o evento em www.eusew.eu.

Oportunidades
2016-06-15