Os LUX Film Days disponibilizam os três filmes finalistas do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu de 2019, numa exibição simultânea, em mais de 50 salas de cinema da Europa. Cold Case Hammarskjöld by Mads Brügger (Denmark/Norway/Sweden/Belgium), God Exists, Her Name is Petrunya by Teona Strugar Mitevska (North Macedonia/Belgium/Slovenia/Croatia/France) and The Realm by Rodrigo Sorogoyen (Spain/France), são filmes de géneros cinematográficos distintos, mas têm características em comum: são europeus e as histórias dos protagonistas fazem-nos pensar sobre política, valores, tradições e desafiam preconceitos.
Para que sejam acessíveis a todos, o Parlamento Europeu financiou a legendagem nas 24 línguas oficiais da UE. Veja a lista de sessões grátis em Portugal ou assista aos trailers no site. O filme vencedor é escolhido pelo novo Parlamento Europeu a 27 novembro e será depois também adaptado para invisuais e surdos.
Pode votar no seu filme preferido até 31 de janeiro e terá a oportunidade de ganhar uma viagem ao Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, em julho do próximo ano e anunciar, pessoalmente, o vencedor da menção do público. #LUXprize #LUXDays #FutureOfEurope #28timescinema